Os melhores agentes de viagem sabem que o momento mais difícil na hora de vender passagens é a fase do fechamento da reserva. Sendo assim, separamos algumas dicas para aqueles que almejam esse momento de sucesso da meta, confira!
Dicas sobre os clientes
1 – Ative o senso de urgência do cliente estabelecendo prazo para o fechamento
Estabeleça promoções, ofertas e condições exclusivas que incentive seu cliente a se apressar na decisão. Exemplo: Um cupom de desconto, uma promoção, um preenchimento da vaga, um possível aumento no preço da passagem e etc.
2 – Use a exclusividade
O cliente precisa se sentir importante em uma excursão que está tendo muita procura. Exemplo: Faça sua reserva agora ou corra o risco de perder sua vaga nesse incrível passeio! Vai ficar de fora dessa experiência?
Comunicação para vender passagens
3 – Ative o gatilho de escassez
Não é mais segredo que a escassez ativa o senso de urgência, e você usá-la ao seu favor. Exemplo: As 20 primeiras reservas irão ganhar um brinde exclusivo; Últimas cinco vagas para a excursão em Arraial do Cabo. Mas cuidado para não exagerar e trazer baixa confiança à sua viagem.
4 – Use palavras de ação e velocidade
Palavras têm poder e a forma como sua empresa as utiliza pode ditar o curso do seu sucesso. Use-as sabiamente e encontre a solução para vender mais passagens.
Exemplos: Urgentemente, agora, poucos dias, ultimas vagas, aproveite já, só hoje, último lote, últimas duas horas para comprar, últimas passagens.
5 – Não prorrogue promoções
Mantenha seus prazos e limites e o cliente dará importância quando você disser: Essa é a sua última oportunidade. A falta desse comprometimento com a sua própria palavra resulta em baixe credibilidade e ficará difícil vender as próximas passagens.
Empatia e feedback
6 – Peça a opinião dos clientes
Na hora de vender passagens, ou qualquer produto, uma boa conduta é se colocar no lugar do cliente. Mas às vezes, podemos tentar deixar o cliente se pôr no nosso lugar. Exemplo: Sei que você é uma pessoa justa, então, se você estivesse no meu lugar, o que eu como vendedor poderia fazer para convencê-lo?
Esse tipo de postura “humilde” , acerta em cheio o coração do cliente, que na maioria das vezes conta o real motivo porque ainda não fechou. Além disso, independente da venda ter sido fechada ou não, um feedback do seu cliente é sempre bem-vindo para influenciar vendas futuras.
7 – Lembre-se dos seus aprendizados
Lembre-se das experiências passadas. Lembre-se do que realmente deu errado e compare com as situações atuais e futuras para se prevenir de problemas e aumentar suas chances de acerto.
Traga segurança na sua venda
8 – Ofereça uma garantia maior para quem fechar com antecedência
Elimine o medo do cliente de fazer a reserva com antecedência. Exemplo: Você tem sete dias por lei, mas eu te dou 30 dias para cancelar sua reserva, sem multa caso você tenha algum imprevisto.
9 – Abuse da educação e simpatia
Se o cliente fechar a reserva, agradeça a preferência e o parabenize-o (a) pela compra. Se não fechar, agradeça da mesma forma com um belo sorriso. Nunca deixe transparecer sua insatisfação com uma venda falha. A boa conduta pode trazer de volta o cliente para uma viagem futura.
10 – Não tente forçar ou empurrar uma venda
Não diga “vamos fechar?” antes de o potencial cliente estar genuinamente interessado pela sua excursão. E preciso buscar a perfeição no momento da oferta do pacote, os atrativos precisam ser interessantes.
E principalmente, o cliente precisa saber que outras pessoas além dele já fizeram aquela viagem e estão realizadas com a experiência proporcionada pela sua agência. No momento da oferta, coloque seu cliente alvo no centro da equação e tudo será mais fácil!
Vender passagens é só o início
Toda a experiência da viagem tem que ser levada em consideração para que as vendas futuras aconteçam. Um passageiro satisfeito pode voltar para novas viagens e recomendar para conhecidos. Sendo assim, sua excursão precisa estar muito bem organizada para que não encontre eventuais problemas pelo caminho.
E se há uma solução para tirar todas as pedras da sua estrada, essa solução é a Turistou Organize! Conheça as funções do nosso sistema para estruturar sua viagem para que você dedique mais tempo encantando seus clientes.